Trabalho da atual administração, em parceria com Receita Federal, Conselho da Criança e do Adolescente e do Idoso, possibilitou a utilização dos recursos
Recursos da arrecadação de Imposto de Renda que há anos estavam parados na conta do Fundo da Infância e da Juventude (FIA) puderam finalmente ser liberados para investimento em projetos sociais da cidade. Os recursos foram liberados após o pedido do Prefeito Christian Gonçalves e uma forte movimentação e intenso trabalho da atual administração. Assim, 5 (cinco) entidades do município que abrangem ações de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes serão beneficiadas.
Em reunião com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAI), Jussara Jenner Soares, e com o Analista Tributário da Receita Federal, Sérgio Antônio da Silva, o Prefeito informou que os recursos estarão disponíveis para as entidades já na próxima semana.
Foram selecionadas, através de Edital de Chamamento Público, as seguintes instituições: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Grupo Apoio a Inclusão (AGAI), Cariominas Futebol Clube, Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração – NSSC (antiga “Granja Wenceslau Neto”) e Polícia Militar.
Na reunião, o Prefeito também articulou novas ações para conscientizar a população, seja pessoa física ou jurídica, a participar da “Campanha Destinação”. “Essa destinação do Imposto de Renda por parte da população não gera qualquer valor a mais para ser pago no ato da declaração. Basta informar ao contador sobre a vontade de destinar parte do imposto devido para aplicação nos fundos sociais de Itajubá. Com esse simples ato, a pessoa estará colaborando com os projetos sociais da cidade”, esclarece Christian.
A destinação é calculada sobre o imposto já devido, sendo que a pessoa física pode destinar até 6% do imposto devido e a pessoa jurídica pode destinar até 1% do imposto no ato de declaração do IR.