Situado no Complexo Histórico e Cultural (CHC) – prédio central da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o Museu Theodomiro Santiago – reinaugurado no último dia 7 de setembro, está recebendo a visita de alunos da rede municipal. Inicialmente, visitaram o Museu os estudantes de 4º e 5º anos da Escola Municipal São Vicente de Paulo. Turmas de outras escolas municipais já estão agendadas para fazer a visita.
Na visita, as crianças têm a oportunidade de conhecer móveis e peças que compõem o acervo histórico do Museu, bem como objetos pessoais que foram de Theodomiro Santiago, fundador da UNIFEI. O Coordenador do CHC-UNIFEI, Paulo César Gonçalves, acompanha os alunos durante a visita.
“Os alunos gostaram muito desse passeio, das explicações dadas pelo senhor Paulo Gonçalves e de tantas curiosidades sobre a história de nossa cidade”, disse a professora da E.M. São Vicente de Paulo, Simoni Moreira.
A aluna Maria Vitoria Silva Paiva, de 10 anos, relatou a experiência dela e dos colegas. “Fomos a uma sala que continha um lindo piano e uma pintura do Theodomiro Santiago. Também conhecemos várias máquinas diferenciadas, medalhas e peças de ouro muito valiosas. No final do passeio, ganhamos um livro sobre a história da UNIFEI”, contou.
Sobre o Museu
O Museu Theodomiro Santiago teve início oficialmente em 1965, quando estava à frente da direção do Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI) o professor Pedro Mendes dos Santos. Na época, era composto de móveis e algumas peças de valor histórico que faziam parte do acervo patrimonial e que tinham sido usadas em aulas da Universidade. Mais tarde, em 1981, ano do centenário de nascimento de Theodomiro Santiago, o Museu foi reinaugurado, concretizando-se, finalmente, os objetivos almejados pelos seus idealizadores. Em 1985, sendo o diretor geral da EFEI o professor Fredmarck Gonçalves Leão e sob a coordenação do professor João Baptista Ricci, o Museu foi reativado com a restauração de peças e pequenas reformas do espaço físico. O Museu ficou instalado até junho de 2013 na sala histórica da Congregação, a mais antiga do “Prédio Central”, onde se deu a Sessão Solene de Inauguração do IEMI, em 23 de novembro de 1913. Ele também esteve provisoriamente instalado no antigo Laboratório de Física – fundado em 23 de novembro de 1960 –, que fica no 3º pavimento do Complexo Histórico e Cultural da UNIFEI. No dia 7 de setembro de 2022, o Museu foi reinaugurado em seu definitivo local. Nele deverá ser conservado todo o acervo, reforçando para os visitantes sua importância histórica.