Ação coordenada pelo professor Antônio Márcio tem o apoio da Atual Administração da Prefeitura de Itajubá, Agência Espacial Brasileira (AEB) e Space Foundation
Pelo 5º ano consecutivo, o projeto voluntário “ConheCiência” fez a diferença para centenas de crianças, entre elas mais de 200 alunos do 5º ano da rede municipal de ensino que participaram da ação em 2022. A edição deste ano foi encerrada no último sábado, 19 de novembro, na Escola Municipal Dr. Antônio Salomon (Cruzeiro).
Também participaram da edição 2022 as seguintes Escolas Municipais: “C.I.E.M. Geralda Cerávolo Rodrigues” (Santa Luzia), “Wenceslau Neto” (Vila Poddis), Theodomiro Santiago (Porto Velho) e Durval Braga (Ponte Santo Antônio).
Através do projeto voluntário, cerca de 100 jovens voluntários do Colégio XIX de Março desenvolveram conteúdos científicos para as crianças das escolas municipais. Entre as atividades, diversas demonstrações de experiências científicas, despertando nelas o interesse pela ciência.
Todo o material foi criado pelos alunos do XIX de Março com o apoio e orientação do professor itajubense Antônio Márcio Rennó Matos, idealizador e coordenador do projeto. “Agradeço à Prefeitura, ao Prefeito Christian, ao Vice Dr. Nilo, o Secretário da Educação Junior, minha diretora e esposa Lou, Raquel Maria e demais diretores e professores que nos apoiaram, à Agência Espacial Brasileira por todo o suporte, à Space Foundation por acreditar em nosso projeto e, finalmente, aos meus queridos voluntários do XIX de Março: vocês são a alma do nosso projeto. Até 2023, se Deus quiser”, disse o professor.
SOBRE O CONHECIÊNCIA
O “ConheCiência” foi idealizado em 2017 pelo professor Antônio Marcio após a sua participação em um encontro de educadores na Space Camp, da NASA (National Aeronautics and Space Administration), nos Estados Unidos. Em 2020, com o início da pandemia, os voluntários passaram a gravar os conteúdos e disponibilizá-los para os alunos da rede municipal através do Facebook e Youtube. Em 2021, com a retomada gradativa das aulas, as atividades foram disponibilizadas em sacos individuais e penduradas em um varal, em alusão à literatura de cordel, para que os alunos as retirassem e levassem para casa. Neste ano de 2022, o projeto voltou a acontecer normalmente e de forma presencial nas escolas.