Itajubá foi classificada pelo IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil), pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, como a 30ª cidade mais sustentável do Brasil, superando grandes centros e capitais.
Com o resultado, o município integra um seleto grupo de apenas 45 cidades – entre todas as 5.570 cidades brasileiras – avaliadas com nível ALTO de desenvolvimento. Também segundo o IDSC-BR, apenas Itajubá e mais três municípios (Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira Dourada e Nova Serrana) tiveram nível ALTO de desenvolvimento entre todos os 853 municípios mineiros.
O resultado aponta, mais uma vez, que a Atual Administração do Prefeito Christian e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho tem trabalhado de maneira significativa para garantir mais igualdade e qualidade de vida para a população. “Uma dessas iniciativas é a realização do Planejamento Itajubá 2030, através do qual, juntamente com a população, traçamos as metas e os objetivos que precisamos executar para estarmos, até 2030, entre as 50 melhores cidades do Brasil”, disse o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves.
De acordo com o IDSC-BR, em todo o país, 3.970 cidades — 71% do total — foram avaliadas com nível baixo ou muito baixo de desenvolvimento.
Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR)
A ferramenta IDSC-BR foi elaborada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Vale lembrar que os indicadores utilizados no ranking são provenientes de diversas fontes nacionais como, por exemplo, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Acesse o ranking completo, CLICANDO AQUI.
Foto: Professor Cleber Gonçalves