Resultado foi obtido considerando o grupo populacional “25 a 100 mil habitantes”
Itajubá foi classificada com nível de desenvolvimento sustentável “ALTO” pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O IDSC-BR ainda coloca Itajubá como a cidade mais sustentável de Minas Gerais, considerando o grupo populacional “25 a 100 mil habitantes”. Na comparação com todos os 853 municípios do Estado, Itajubá fica em 2º lugar. Considerando também todos os municípios do Brasil – independente de população, o que inclui grandes centros e capitais – Itajubá ficou na 19º colocação geral.
O resultado aponta, mais uma vez, que a Atual Administração do Prefeito Christian e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho tem trabalhado de maneira significativa para garantir mais igualdade e qualidade de vida para a população. Uma dessas iniciativas é a realização do Planejamento Itajubá 2030, através do qual o município está, juntamente com a população, traçando metas e objetivos para a Itajubá do futuro.
“A pesquisa IDSC-BR vem ao encontro do “Prêmio Band Cidades Excelentes 2022″ que o nosso município recebeu em 11 de novembro de 2022, sendo classificado como o melhor de Minas Gerais no pilar “Sustentabilidade” – 30 a 100 mil habitantes – e uma das 3 melhores na premiação geral de todo o Estado. Isso mostra que nossos esforços estão gerando bons frutos. Parabéns à toda nossa equipe”, disse o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves.
Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR)
A ferramenta IDSC-BR foi elaborada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Vale lembrar que os indicadores utilizados no ranking são provenientes de diversas fontes nacionais como, por exemplo, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Acesse o ranking completo, CLICANDO AQUI.