Christian e Dr. Nilo também anunciaram que irão reajustar o piso salarial de Cozinheiros da educação, Auxiliares de Serviços Gerais, Guardas Patrimoniais, entre outros servidores; Projeto de Lei será encaminhado amanhã, terça-feira, dia 10, para a Câmara de Vereadores
O Prefeito Christian Gonçalves sancionou na tarde desta segunda-feira, 9 de maio, no Teatro Municipal, com a presença do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, do Secretário Municipal de Educação, Junior Fraga Bastos, dos Vereadores Chiquinho do Euzébio, Marcelo Krauss, Markinhu Meireles, Rafael Rodrigues, Sílvio Vieira e Tenente Melo, e das educadoras infantis, a lei que vai garantir o piso nacional a todos os profissionais da educação da rede municipal de Itajubá.
Antes da assinatura, as educadoras de creche/CMEIs realizaram uma carreata de agradecimento ao Prefeito pela conquista do piso nacional referente à carga horária de 40 horas semanais que elas já cumprem, um pedido de muitos anos que só nesta administração foi atendido.
Com a sanção da lei, nenhum profissional da educação receberá menos do que determina a lei nacional para as cargas horárias de 25 ou 40 horas semanais, únicas existentes na rede municipal. Além disso, os profissionais receberão o piso de forma retroativa – desde janeiro de 2022.
Ainda hoje, na presença dos Cozinheiros da educação e outros servidores, o Prefeito anunciou que encaminhará para a Câmara Municipal nesta terça-feira, 10, o Projeto de Lei para reajustar o piso salarial destes profissionais e de outros como Auxiliares de Serviços Gerais, Agentes de Manutenção e Reparos, Guardas Patrimoniais e Operadores de Serviços de Conserva de Estradas, além da adequação do piso de Agentes Administrativos e Monitores de Esportes e Recreação.
“O piso dos profissionais com ensino fundamental que pertencem ao grupo operacional é inferior ao salário mínimo nacional. Não concordamos com isso e, assim, estamos apresentando esse Projeto que visa garantir a eles o piso inicial no valor de R$ 1.212,00 (mil duzentos e doze reais) – isto é, o atual salário mínimo, uma reivindicação de 20 anos da categoria. Este é um importante passo para estes profissionais que tanto trabalham em prol do município”, disse o Prefeito.