Considerado uma importante conquista da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) segue com as obras de edificação a todo o vapor e previsão de funcionamento ainda em 2023, tornando a UNIFEI pioneira mundial em desenvolvimento energético sustentável. Vale lembrar que o hidrogênio é considerado o combustível do futuro por não contribuir com as emissões de gases que poluem o meio ambiente.
Além de colocar a UNIFEI na vanguarda do desenvolvimento energético mundial, o CH2V dará mais visibilidade ao município de Itajubá e possibilitará o desenvolvimento de pesquisas com parceiros da indústria, incubação de empresas, inovação, geração de novas startups, entre outras oportunidades tecnológicas.
A conquista já possibilitou a inclusão de Itajubá no mapa interativo da Empresa de Pesquisa Energética, ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME), como cidade com potencial técnico de produção de hidrogênio.
CENTRO DE HIDROGÊNIO
O Centro de Hidrogênio Verde contará com uma área aproximada de 3.000 m2 do campus da UNIFEI, onde será instalada uma planta de eletrólise, tanques de armazenamento, compressores e sistema de abastecimento de veículos movidos a hidrogênio.
O espaço contará também com um prédio com área aproximada de 800 m2 para desenvolver atividades de pesquisa relacionadas ao hidrogênio verde.
O projeto está sendo desenvolvido através da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.