A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 20 de junho, o Projeto de Lei que confere à Itajubá o título de “Capital Nacional da Produção de Helicópteros”. O município é sede da Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros – subsidiária da Airbus Helicopters, maior fornecedora mundial do setor.
A empresa chegou ao município em 1978 e, desde então, já entregou cerca de 800 helicópteros no Brasil. Além da produção nacional de aeronaves, também realiza serviços de manutenção, customização e comercialização de toda a linha de aeronaves da Airbus Helicopters dos segmentos civil, governamental e militar. Atualmente, emprega cerca de 500 profissionais.
Se aprovado na Câmara dos Deputados, o título de “Capital Nacional da Produção de Helicópteros” impulsionará ainda mais os negócios e investimentos no setor, o que significa mais emprego e renda para a população.
Vale destacar que, em nível estadual, Itajubá já é reconhecida pelo seu Arranjo Produtivo Local (APL) de Asas Rotativas e Defesa – criado a partir da identificação de um aglomerado de empresas com a mesma especialização produtiva, no caso, as empresas das áreas de Asas Rotativas e Defesa – do qual a Helibras é uma das empresas âncoras.
Segundo diagnóstico realizado pela Prefeitura de Itajubá e Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), o município representa 70,9% da fabricação de aeronaves de todo o Estado, empregando mais de 2 mil pessoas no segmento de Asas Rotativas.