Na ocasião, o Prefeito e outras personalidades foram agraciadas com o diploma de “Amigo da Imbel”
Na manhã desta sexta-feira, 15 de julho, o Prefeito Christian Gonçalves participou da solenidade em comemoração ao aniversário de 88 anos da Imbel – Fábrica de Itajubá. Ele foi recepcionado pelo Coronel R1 Omar Tumas, Chefe de Fábrica da Imbel Itajubá, sendo agraciado com o título de “Amigo da Imbel”. O diploma condecora personalidades civis e militares que são reconhecidas como importantes parceiros da empresa, prestando relevantes serviços que colaboram para o seu desenvolvimento.
Também foram homenageados o Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, Cel. Mário Cabral da Silva Filho; o Comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Paulo Roberto Ribeiro; o Reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Prof. Dr. Edson da Costa Bortoni, representado pelo Vice-Reitor, Prof. Dr. Antonio Carlos Ancelotti Junior; o Secretário Municipal de Defesa Social, Massoud Nassar Neto; o Secretário Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacot; e o Comandante da Guarda Civil Municipal, Adilson Silva.
“Agradeço imensamente a homenagem prestada pela Imbel e parabenizo a empresa pelos 88 anos de vida. Sua história se confunde com a da nossa cidade; sempre atuante na comunidade e realizando um excelente trabalho para atender os interesses das Forças Armadas e do Brasil”, frisou o Prefeito.
SOBRE A IMBEL
Fundada em 1934, a Imbel – Fábrica de Itajubá foi inicialmente denominada Fábrica de Canos e Sabres para Armamento Portátil. Seu primeiro desafio foi produzir, em 1940, o Fuzil Mauser que é considerado até hoje o melhor fuzil de repetição do mundo.
Na década de 70, já denominada Imbel, a Fábrica de Itajubá passou a constituir a Filial nº 5 da empresa, buscando mercados além das Forças Armadas do Brasil e, assim, obtendo bons resultados, particularmente no mercado externo.
Ao longo dos anos, a empresa buscou atender as tendências de demandas para se antecipar às preferências futuras do mercado de material bélico, já tendo contabilizado mais de 500.000 armas exportadas desde a sua criação.
Vale lembrar que a Imbel é uma das empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) de Asas Rotativas e Defesa, recentemente reconhecido pelo Governo de Minas Gerais como um importante instrumento para o desenvolvimento dos dois segmentos – Asas Rotativas e Defesa – no município de Itajubá. Segundo diagnóstico realizado pela Prefeitura e Inovai, Itajubá representa 75,9% da fabricação de armas de fogo e munições de todo o Estado, empregando mais de 3 mil pessoas no segmento de Defesa – mais de 700 delas somente na Imbel.