Concorrendo com mais de 400 municípios, Itajubá foi reconhecida por ter uma das práticas mais inovadoras e de maior sucesso de Minas Gerais no que diz respeito ao Meio Ambiente. Trata-se do projeto do “Cimasas – Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí para Aterro Sanitário” que ficou entre os três principais projetos inscritos na área de Meio Ambiente no X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal 2022.
A cerimônia de premiação aconteceu durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, ocorrido no último dia 1º de junho, em Belo Horizonte (MG). O Vice-Prefeito de Itajubá, Dr. Nilo Baracho, esteve presente juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela iniciativa de concorrer ao prêmio.
O Cimasas reúne Itajubá e mais treze municípios vizinhos para, juntos, darem a destinação final correta ao lixo produzido pela população. Através do Consórcio, os resíduos orgânicos oriundos das 14 cidades passam por um processo de coleta, transporte, tratamento e disposição final no Aterro Sanitário da forma mais correta e segura possível. Trata-se do empreendimento de maior magnitude e relevância ambiental da região Sul de Minas e um dos maiores do Estado.