Foram retirados do leito do Rio cerca de 800 pneus, além de toneladas de galhos e árvores
A Prefeitura de Itajubá, através da Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, realiza uma constante manutenção e limpeza dos rios e ribeirões da cidade. Até o momento, cerca de 800 pneus foram retirados somente do Rio Sapucaí. Eles foram utilizados para contenção de taludes no Aterro Sanitário – CIMASAS.
Também foram retirados do Rio Sapucaí o equivalente a 100 caminhões de galhos e árvores que estavam interferindo no curso da água, favorecendo o seu transbordamento na época das chuvas.
A limpeza no Rio Sapucaí é realizada pela empresa Irmãos Motta LTDA que, através de uma parceria público-privada com o município, tem em contrapartida o direito de comercializar a areia obtida no processo de dragagem. O processo é autorizado pelo Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente – CODEMA e conta com licenças ambientais concedidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Mineração (ANM).
Visando a recomposição florestal das margens do Rio, as empresas de extração mineral do município também se responsabilizam pelo plantio de mudas de árvores – cerca de 504 metros lineares de plantios devem ser realizados por cada empresa às margens do Rio Sapucaí. O trecho de revitalização do Rio Sapucaí compreende ambas as margens, com início no bairro Boa Vista, atrás do Loteamento São José, e término no bairro Varginha, na divisa com o 4º Batalhão de Engenharia de Combate (BEC).
Já foram plantadas milhares de mudas de espécies vegetais nativas do bioma da Mata Atlântica como Quaresmeira, Ipês, Jacarandás, Guapuruvu e frutíferas como Goiaba, Pitanga, Laranjeira, Limão e Mexerica.