O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade.
* IMPORTANTE: Com a chegada dos testes rápidos adquiridos pela Prefeitura e também dos testes vindos do Ministério da Saúde, o número de CASOS CONFIRMADOS deverá sofrer um aumento nos próximos dias, uma vez que a testagem dos pacientes será ampliada.
Serão testados com prioridade os familiares próximos dos pacientes com resultado POSITIVO para Covid-19, bem como profissionais de Saúde, profissionais das Forças de Segurança e idosos com sintomas leves de gripe.
Itajubá contabiliza, até o momento, 38 (trinta e oito) casos confirmados de Covid-19, sendo 27 (vinte e sete) considerados curados, 9 (nove) em tratamento e 2 (dois) óbitos.
Na tarde desta sexta-feira, 5 de junho, o CIEVS-MG confirmou o segundo óbito, que estava em investigação, ocasionado por Covid-19 em Itajubá. Trata-se de uma senhora de 63 anos, paciente oncológica, hipertensa e diabética, que estava internada na Unidade Especializada em Síndromes Respiratórias Agudas e Covid-19 do Hospital de Clínicas.
No momento, a Unidade Especializada do Hospital de Clínicas tem 8 (oito) pacientes internados:
- ITAJUBÁ: 7 (sete) pacientes aguardando resultado de exame, sendo 3 (três) em uso de oxigênio suplementar, 3 (três) em ar ambiente e 1 (um) entubado;
- MICRORREGIÃO: 1 (um) paciente entubado e aguardando resultado de exame.
A Santa Casa de Misericórdia de Itajubá abriga 8 (oito) pacientes:
- ITAJUBÁ: 3 (três) pacientes aguardando resultado de exame, sendo 1 (um) entubado e 2 (dois) em uso de oxigênio suplementar;
- MICRORREGIÃO: 1 (um) paciente entubado e aguardando resultado de exame;
- MACRORREGIÃO: 4 (quatro) pacientes aguardando resultado de exame, sendo 3 (três) entubados e 1 (um) em uso de oxigênio suplementar.
É de extrema importância que a população confie apenas e tão somente nos dados aqui publicados, evitando divulgar mensagens não-oficias e dados inverídicos sobre a doença, o que pode gerar medo e insegurança na população.
ENTENDA O BOLETIM
- CASOS POSITIVOS EM TRATAMENTO: casos confirmados, seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos, que ainda estão em fase de tratamento da doença.
- CASOS CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente realiza o exame comprobatório e obtém resultado POSITIVO para Covid-19. Importante: o exame deve ser feito na própria Fundação Ezequiel Dias (FUNED) ou em laboratório homologado pela instituição.
- CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: casos em que a pessoa não realiza o exame comprobatório, mas vem a apresentar sintomas leves ou graves da doença após ter tido contato íntimo (familiar ou não) com um paciente POSITIVO para Covid-19 confirmado laboratorialmente.
- TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: soma de todos os casos de Covid-19 já confirmados na cidade (inclusive os que já se curaram), seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos.
- CASOS CURADOS DE COVID-19: casos confirmados que cumpriram os 14 dias de quarentena e já não apresentam mais nenhum sintoma da doença.
- CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: são os casos em que o paciente falecido já estava diagnosticado com Covid-19.
- CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: são os casos em que o paciente faleceu com suspeita de Covid-19, mas ainda não teve a comprovação por exames.
- CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente apresenta os sintomas característicos de Covid-19, mas obtém resultado NEGATIVO para a doença no exame comprobatório.
- CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: casos em que o paciente apresenta os sintomas característicos de Covid-19, mas ainda não obteve o resultado dos exames.
- CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: casos de paciente com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza.
- CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: paciente de síndrome gripal que já está há 3 dias sem os sintomas ou que cumpriu os 14 dias de isolamento e já não apresenta mais nenhum sintoma. Vale lembrar que em casos notificados de síndrome gripal não é coletado o material para exame laboratorial – uma conduta do Ministério da Saúde.
- CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: corresponde aos pacientes de síndrome gripal que ainda não concluíram o tempo necessário de isolamento para serem considerados curados.
- TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: soma dos casos confirmados, descartados, os que aguardam resultados e os de síndrome gripal.
ORIENTAÇÕES
Pessoas com sintomas leves de gripe devem permanecer em casa e tomar os devidos cuidados (repouso, boa alimentação e hidratação). Se além dos sintomas comuns, houver falta de ar, dificuldade para deglutir e dor de garganta, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber o atendimento e as devidas orientações.
CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ÀS 18h DE HOJE, 6 DE JUNHO:
– CASOS POSITIVOS EM TRATAMENTO: 09 (nove)
– CONFIRMADOS POR EXAME LABORATORIAL: 34 (trinta e quatro)
– CASOS CONFIRMADOS POR CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS: 04 (quatro)
– TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: 38 (trinta e oito)
– CASOS CURADOS DE COVID-19: 27 (vinte e sete)
– CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: 02 (dois)
– CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: 00 (zero)
– CASOS DESCARTADOS POR EXAME LABORATORIAL: 204 (duzentos e quatro)
– CASOS QUE AGUARDAM RESULTADO DE EXAME LABORATORIAL: 10 (dez)
– CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: 1092 (mil e noventa e dois)
– CASOS CURADOS DE SÍNDROME GRIPAL: 914 (novecentos e quatorze)
– CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: 179 (cento e setenta e nove)
– TOTAL DE CASOS NOTIFICADOS: 1344 (mil trezentos e quarenta e quatro)
