Ranking de Reclamações 2014
O Procon Itajubá liberou o ranking das empresas mais reclamadas em 2014. Das 13 empresas mais reclamadas, seis são do setor financeiro, seguida pelas empresas de produtos eletroeletrônicos e de telecomunicações.
Em números absolutos, nos quais também são computados os atendimentos do retorno da CIP e o extra-procon (modalidades de atendimento que não recebem classificação do Sistema Nacional e Informações de Defesa do Consumidor – Sindec), o Procon registrou em 2014, um total de 5.330 atendimentos. O volume total de atendimentos classificados foi de 4.201.
O Procon entende por reclamação os problemas não solucionados pelos canais intermediários de solução, quando surge a necessidade de abertura de processo administrativo formal, após as tentativas de solução inicial do atendimento (Atendimento Preliminar, Carta de Informações Preliminares, Retorno da CIP, Simples Consulta, e Extra-Procon).
Confira o ranking das empresas a seguir, com o total de reclamações:
1º Grupo Oi – 54
2º Grupo Bradesco – 34
3º Starweb Telecomunicações Ltda. – 32
4º Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. – 26
5º Cemaz Indústria Eletrônica da Amazônia Ltda. – 26
6º BV Financeira – 17
7º Banco Panamericano – 16
8º Caixa Econômica Federal – 14
9º Sky Brasil – 11
10º Tim Celular – 10
11º Banco Daycoval – 10
12º Banco Santander – 10
13° Claro – 10
ATENDIMENTO REALIZADOS
Do total de 4.101 atendimentos classificados pelo Sindec, as áreas mais demandada foram:
– Serviços Essenciais: 29,11%
– Assuntos Financeiros: 27,75%
– Produtos: 25,07%,
– Serviços Privados: 16,53 %
Os setores de Habitação e Saúde corresponderam, juntas, ao total de 1,53% dos atendimentos.
RECLAMAÇÃO (Processo Administrativo Formal)
Do total de 407 reclamações finalizadas em 2014, as áreas mais reclamadas foram:
– Produtos (eletroeletrônicos, móveis etc.): 36,86%
– Assuntos Financeiros: 28,75%
– Serviços Privados (provedores de acesso e serviços de internet, cursos etc.): 17,94%
– Serviços Essenciais (telefonia fixa e móvel e energia etc.): 15,23%.
As reclamações sobre a área de Saúde e Alimentos responderam juntas por 1,23% das reclamações.