O “Boletim Epidemiológico Diário” é o canal oficial da Prefeitura Municipal de Itajubá para informar a população e profissionais de saúde do município sobre os últimos dados relacionados ao coronavírus na cidade. Ele está sendo divulgado em novo formato que inclui informações como os números e a taxa de ocupação em leitos clínicos e de UTI do Hospital de Clínicas e Santa Casa.
Itajubá contabiliza, até o momento, 1584 (mil quinhentos e oitenta e quatro) casos confirmados de Covid-19, sendo 1524 (mil quinhentos e vinte e quatro) considerados curados, 01 (um) em tratamento e 59 (cinquenta e nove) óbitos.
É de extrema importância que a população confie apenas e tão somente nos dados aqui publicados, evitando divulgar mensagens não-oficias e dados inverídicos sobre a doença, o que pode gerar medo e insegurança na população.
ENTENDA O BOLETIM
- TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: soma de todos os casos de Covid-19 já confirmados na cidade (inclusive os que já se curaram), seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos.
- CASOS POSITIVOS EM TRATAMENTO: casos confirmados, seja por exame laboratorial ou critérios clínico-epidemiológicos, que ainda estão em fase de tratamento da doença.
- CASOS CURADOS DE COVID-19: casos confirmados que cumpriram os 14 dias de quarentena e já não apresentam mais nenhum sintoma da doença.
- CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS: são os casos em que o paciente falecido já estava diagnosticado com Covid-19.
- CASOS DE ÓBITOS DESCARTADOS: são os casos em que o paciente falecido estava com suspeita da doença, mas os exames descartaram a Covid-19 como causa do óbito.
- CASOS DE ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: são os casos em que o paciente faleceu com suspeita de Covid-19, mas ainda não teve a comprovação por exames.
- CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: casos de paciente com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza.
- CASOS QUE CUMPRIRAM O ISOLAMENTO DOMICILIAR: corresponde aos pacientes de síndrome gripal que já concluíram o tempo necessário de isolamento para serem considerados curados.
- CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: corresponde aos pacientes de síndrome gripal que ainda não concluíram o tempo necessário de isolamento para serem considerados curados.
- LEITOS OCUPADOS – UTI: total de leitos de UTI ocupados no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- TAXA DE OCUPAÇÃO – UTI: porcentagem total de leitos de UTI ocupados no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- PACIENTES INTERNADOS DE ITAJUBÁ EM UTI: número total de pacientes de Itajubá internados em UTI no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- PACIENTES INTERNADOS DE OUTROS MUNICÍPIOS EM UTI: número total de pacientes de outros municípios internados em UTI no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- PACIENTES POSITIVOS DE ITAJUBÁ EM UTI: número total de pacientes positivos para Covid-19 de Itajubá e internados em UTI no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- PACIENTES POSITIVOS DE OUTROS MUNICÍPIOS EM UTI: número total de pacientes positivos para Covid-19 de outros municípios e internados em UTI no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- LEITOS OCUPADOS – LEITO CLÍNICO: total de leitos clínicos ocupados no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- TAXA DE OCUPAÇÃO – LEITO CLÍNICO: porcentagem total de leitos clínicos ocupados no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- PACIENTES INTERNADOS DE ITAJUBÁ EM LEITO CLÍNICO: número total de pacientes de Itajubá internados em leito clínico no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- PACIENTES INTERNADOS DE OUTROS MUNICÍPIOS EM LEITO CLÍNICO: número total de pacientes de outros municípios internados em leito clínico no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- PACIENTES POSITIVOS DE ITAJUBÁ EM LEITO CLÍNICO: número total de pacientes positivos para Covid-19 de Itajubá e internados em leito clínico no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- PACIENTES POSITIVOS DE OUTROS MUNICÍPIOS EM LEITO CLÍNICO: número total de pacientes positivos para Covid-19 de outros municípios e internados em leito clínico no Hospital de Clínicas e Santa Casa.
- EXAMES REALIZADOS (COVID-19) – REDE PÚBLICA E REDE PRIVADA: total de exames para Covid-19 realizados pelas redes pública e privada.
ORIENTAÇÕES
Pessoas com sintomas leves de gripe devem permanecer em casa e tomar os devidos cuidados (repouso, boa alimentação e hidratação). Se além dos sintomas comuns houver falta de ar, dificuldade para deglutir e dor de garganta, a pessoa deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para receber o atendimento e as devidas orientações.
CONFIRA ABAIXO AS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ÀS 19h DE HOJE, 3 DE NOVEMBRO:
– TOTAL DE CASOS CONFIRMADOS: 1584
- PACIENTES POSITIVOS EM TRATAMENTO (COVID-19): 01
- EM TRATAMENTO DOMICILIAR: 00
- EM TRATAMENTO HOSPITALAR: 01
- CASOS CURADOS (COVID-19): 1524
- CASOS DE ÓBITOS CONFIRMADOS (COVID-19): 59
– CASOS DE ÓBITOS DESCARTADOS (COVID-19): 11
– CASOS DE ÓBITO EM INVESTIGAÇÃO (COVID-19): 03
– CASOS DE SÍNDROME GRIPAL: 10219
- CASOS QUE CUMPRIRAM O ISOLAMENTO DOMICILIAR: 9909
- CASOS EM ISOLAMENTO DOMICILIAR: 310
– UTI – SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E COVID-19 – TOTAL: 30 LEITOS
- LEITOS OCUPADOS: 02
- TAXA DE OCUPAÇÃO: 7%
- PACIENTES INTERNADOS DE ITAJUBÁ: 01
- PACIENTES INTERNADOS DE OUTROS MUNICÍPIOS: 01
- PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19 DE ITAJUBÁ: 00
- PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19 DE OUTROS MUNICÍPIOS: 00
– LEITO CLÍNICO – SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E COVID-19 – TOTAL: 50 LEITOS
- LEITOS OCUPADOS: 20
- TAXA DE OCUPAÇÃO: 40%
- PACIENTES INTERNADOS DE ITAJUBÁ: 13
- PACIENTES INTERNADOS DE OUTROS MUNICÍPIOS: 07
- PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19 DE ITAJUBÁ: 01
- PACIENTES POSITIVOS PARA COVID-19 DE OUTROS MUNICÍPIOS: 00
– EXAMES REALIZADOS (COVID-19) – REDE PÚBLICA E REDE PRIVADA: 7872
