Minas Gerais está em estado de “Atenção II” para a febre amarela devido a um óbito ocorrido em Monte Santo de Minas (MG) pela doença. A Prefeitura de Itajubá, através de seus Agentes Comunitários de Saúde e equipes de vacinadores, está fazendo uma busca ativa por pessoas não-vacinadas ou que não possuem registro da vacinação.
A população também pode colaborar. Ao verificar a ausência do registro da vacina contra a febre amarela em seu cartão de vacinação, procure o posto de saúde mais próximo para ser vacinado. A vacina é a principal forma de prevenção e controle da febre amarela e está disponível gratuitamente.
Quem deve se vacinar?
ATENÇÃO: Pessoas de 60 anos e mais sem comprovante de vacinação deverão entrar em contato com o posto de saúde para informações e regularização da situação vacinal.
FEBRE AMARELA
A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período que tem um maior índice de chuvas, o que aumenta a proliferação dos mosquitos transmissores (vetores). O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.