Conquista da Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, PACE já recebeu 4.243 doadores e coletou 2.616 bolsas de sangue
O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) completa, neste mês de dezembro, 1 ano de funcionamento em Itajubá. Conquista da Atual Administração do Prefeito Christian Gonçalves e do Vice-Prefeito Dr. Nilo Baracho, o posto de coleta já recebeu 4.243 doadores e coletou 2.616 bolsas de sangue em seu primeiro ano, beneficiando diversas unidades hospitalares de Itajubá e região, entre as quais o Hospital de Clínicas e a Santa Casa.
O Prefeito Christian destaca que o PACE foi uma grande conquista da Atual Administração para melhorar ainda mais a saúde no município. “O posto de coleta veio para facilitar a vida do doador de Itajubá e microrregião, que não precisa mais se deslocar até Pouso Alegre para fazer a sua doação. Agradecemos a todos que, neste primeiro ano, praticaram esse gesto de solidariedade”, disse.
O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. Nilo Baracho, reforçou a importância da doação voluntária de sangue e lembrou que o PACE está sempre em busca de novos voluntários. “São muitas as situações em que os pacientes dos hospitais precisam de doação sanguínea, por isso é fundamental que as pessoas pratiquem este ato de solidariedade. Quanto mais doadores, melhor. Assim, conseguimos que os estoques de sangue estejam sempre dentro da normalidade”, frisou.
A doação de sangue de uma única pessoa pode salvar muitas outras. Quem ainda não fez a sua doação de sangue em Itajubá pode se cadastrar no link https://doacao.itajubadigital.com.br/. O cadastro é muito importante, pois ajuda a equipe do PACE no processo de triagem. Depois é só aguardar o contato para o agendamento da coleta.
O doador precisa ter boa saúde; pesar acima de 50 kg; não ter feito piercing ou tatuagens nos últimos 12 (doze) meses; e ter idade entre 16 e 69 anos sendo que:
– Pessoas de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação.
– Se desacompanhado, o jovem deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site www.hemominas.mg.gov.br) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização.
– A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.
O PACE fica localizado na Policlínica da Varginha (Av. Henriqueto Cardinali, s/n – bairro Varginha). Mais informações: (35) 9 9882-3719 e (35) 9 9889-1542.