Campanha vai até o dia 28 de fevereiro nos postos de saúde do município
A Campanha de Vacinação contra a Meningite C acaba de ser ampliada para todos os trabalhadores da educação, incluindo professores(as), especialistas e funcionários(as). Assim, todos aqueles que atuam em instituições públicas ou privadas – em todos os níveis de ensino – devem procurar o posto de saúde mais próximo até o dia 28 de fevereiro para receber o imunizante.
Além dos trabalhadores da educação, também devem ser vacinados contra a meningite C:
A vacinação contra a meningite C foi ampliada para o público adulto em novembro de 2022 devido às baixas coberturas vacinais e ao aumento no número de casos de meningite meningocócica C no Estado de Minas Gerais e em vários estados vizinhos.
Até então, a vacina meningocócica C (Conjugada) estava disponível apenas para bebês com três e cinco meses de vida (além de um reforço com 1 ano de idade) e para adolescentes de 11 e 14 anos.
A DOENÇA
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir as pessoas contra a doença.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).