Número de casos de dengue cai em 90% em Itajubá
Ação da secretaria de saúde em conjunto com a comunidade tem mostrado eficiência
Publicado em 31/03/2025 17:12
Em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, Itajubá apresentou uma queda de 93% no número de casos de dengue. Há um ano, a cidade chegou a registrar 3 mil pessoas infectadas. Já neste primeiro trimestre de 2025, foram contabilizados menos de 200 casos.
Apesar do sucesso no combate à doença, a Secretaria de Saúde alerta a população para que permaneça atenta aos cuidados: "Conseguimos uma redução profundamente considerável nos casos de dengue, o que é fruto do trabalho dos agentes de endemia, que têm circulado pela cidade no combate aos focos de dengue. Mesmo assim, não podemos baixar a guarda. Pedimos para que a população continue colaborando, recebendo nossas equipes e cuidando da limpeza do seu pátio, evitando o acúmulo de água parada", ponderou a secretária de Saúde, Patrícia Carneiro.
Outro fator positivo para a drástica redução da doença em Itajubá é a atuação da Secretaria de Obras por meio do Mutirão de Limpeza. O trabalho tem acontecido de forma intensificada desde o dia 2 de janeiro e já passou por mais de 60 bairros da cidade com ações de poda, capina, varrição e coleta de lixo.
"Desde a nova gestão assumiu o trabalho de limpeza pesada tem acontecido de forma intensa por toda a cidade, inclusive com a limpeza de bocas de lobo e dos ribeirões, que há muito tempo não recebiam esse serviço de zeladoria. Esse esforço tem ajudado também no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue", comentou o secretário de Obras, Lucas Cortez.
por Comunicação